MUNDANÇAS CLÍMATICAS

    No Brasil ainda não há uma pesquisa profunda sobre como a sociedade vê as mudanças climáticas, mas algumas pesquisas indicam que cerca de 90% da população acredita nas mudanças climáticas e acham que suas vidas serão afetadas de alguma maneira por elas. As pessoas também acreditam que o principal motor das mudanças climáticas são as ações humanas, principalmente por causa dos carros e da indústria. O dado infeliz é que quase metade da população, 47%, não está disposta a fazer algo significativo para reduzir o impacto dessas mudanças.
 
Sem contar o dado já citado, outras pesquisas mostram que as mudanças climáticas são a última prioridade do jovem brasileiro, sendo que este público já representa 26% da população do país, somando 51 milhões de pessoas. Como um país em desenvolvimento e uma potência regional, o Brasil deveria dar mais esforço em políticas sobre as mudanças climáticas, mas há muitas forças no setor privado que impedem que isso aconteça. É amplamente conhecido que 75% das emissões brasileiras são oriundas da mudança no uso da terra (sobretudo desmatamento) e 25% a partir da queima de combustíveis fósseis.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     Atualmente o Brasil está entre os 10 maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo. Além disso o país vive algumas contradições em relação aos seus planos de mitigação, priorizando agndas como a reforma do Código Florestal, a exploração de Pré-Sal, a construção de Usinas Hidrelétricas que afetam povos tradicionais, e a retomada do carvão mineral como fonte de energia.

 

       É fato que as mudanças climáticas deveriam se tornar mais relevante no cenário político brasileiro e para que isso aconteça é muito importante incentivar o papel do jovem neste processo. Por isso é hora de tirar as mudanças climáticas do armário e chacoalhar a junvetude brasileira para ajudar nesse processo.

 

 

 

 

 

Fontes:

  1. http://issuu.com/sae.pr/docs/juventude_levada_em_conta

  2. http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/2008/02/21/os-brasileiros-e-as-mudancas-climaticas/

  3. http://www.senado.gov.br/noticias/DataSenado/pdf/datasenado/DataSenado-Pesquisa-O_Brasileiro_e_as_Mudancas_Climaticas.pdf

  4. http://www.sae.gov.br/site/?p=1724

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

©  Clímax Brasil, desde 2013 tirando as mudanças climáticas do armário.