Capitão Planeta 

Capitão Planeta, certamente, fez parte da infância de muita gente que cresceu nos Anos 90 e 2000. A série animada contava a história de cinco jovens que possuíam anéis capaz de invocar o poderoso personagem.

Por que o capitão planeta faz parte do Clímax Brasil?

 

O Capitão Planeta, é o nosso "garoto-propaganda" do meio ambiente. Ele faz parte do coletivo Clímax Brasil com a ideia de atrair a atenção de crianças e jovens para as mudanças climáticas. Os poderes do Capitão são alimentados pelos elementos da natureza e que se enfraquece quando exposto à poluição. 

 

Com a ajuda do Capitão Planeta e do humor, fazemos as pessoas entenderem o que se passa no mundo, como estão degradando ele. Convertemos os textos chatos dos cientistas e acadêmicos sobre mudanças climáticas em algo fácil, divertido e leve de se informar. É uma tarefa crucial para mobilizar as pessoas – especialmente os jovens que arcarão com os maiores custos das mudanças climáticas.

 

O Capitão brinca com a nostalgia das pessoas. E funciona como uma convocatória. É como dizer: ‘Ó, você que assistiu ao desenho na infância, o Capitão voltou e continua por aí dizendo que o poder para mudar as coisas está com você", diz Luciano Frontelle, co-fundador do coletivo. 

 

A criadora do desenho animado Capitão Planeta, a diretora de cinema e ativista ambiental Barbara Pyle, apoia e acompanha nosso coletivo na iniciativa. Os personagens do desenho animado são inspirados em histórias reais, de documentários que ela havia gravado sobre biografias inspiradoras. “Por sorte e bom carma eu tive a ideia de escrever o Capitão Planeta para inspirar os jovens. Essa juventude em ação aqui é meu sonho se tornando realidade”, diz Barbara Pyle. 

Conheça alguns fatos e curiosidades sobre esse desenho que marcou uma geração.

A criação

O criador da série animada do Capitão Planeta é ninguém mais, ninguém menos que Ted Turner, o fundador do Cartoon Network junto com Barbara Pyle. Depois de uma viagem ao redor do mundo, Ted percebeu que precisava alertar as pessoas sobre os problemas ecológicos que presenciou. A animação foi criada com o objetivo de conscientizar as crianças de que elas deveriam cuidar do planeta Terra e de seus recursos. Como o desenho representaria a união do planeta,Ted decidiu que cada um dos portadores dos anéis deveria vir de regiões diferentes do mundo.

Os escolhidos

Quando o nível de devastação do planeta chegou a um nível alarmante, Gaia, o espírito da Terra, despertou e dividiu seu poder em cinco anéis mágicos, que foram enviados para cinco jovens ao redor do mundo.

O africano Kwame recebeu o Anel da Terra, representando a esperança de um mundo melhor.

O americano Joey Wheeler recebeu o Anel do Fogo, representando a convivência humana com as grandes metrópoles. Linka, da União Soviética, recebeu o Anel do Ar, representando o uso ético e responsável da ciência e tecnologia em favor do mundo. Com a dissolução da União Soviética, sua origem foi alterada para a Europa Oriental. A asiática Gi recebeu o Anel da Água, representando a empatia para com os animais e ecossistemas. E, finalmente, Ma-Ti, da América do Sul, recebeu o Anel do Coração, simbolizando a sabedoria dos povos e culturas humanas.

Fundação Capitão Planeta

O Capitão Planeta foi criado para conscientizar as pessoas sobre os problemas ecológicos ao redor do mundo e para ajudar a reforçar seu legado, mesmo após o fim do desenho, Ted Turner criou a Fundação Capitão Planeta, em Atlanta.

A organização utilizava parte dos lucros do desenho e dos brinquedos para auxiliar escolas carentes e instituições que realizavam trabalhos ambientais em diversos países. A Fundação Capitão Planeta quase fechou suas portas em 2001, mas ainda existe graças à ação de doadores, que ajudam a financiá-la. Atualmente, é presidida por Laura Turner Seydel, a filha de Ted Turner.

Curiosidade na Aparência

A trilha sonora do desenho foi composta por Nick Boxer. Além de compor as músicas da série animada, Boxertambém foi o roteirista dos primeiros episódios da animação e produtor executivo ao longo de toda a série. Apesar de estar presente em praticamente todos os processos de produção do desenho, Boxer passou por uma crise criativa enquanto desenvolvia ninguém menos que o Capitão Planeta. Ele decidiu usar seu próprio rosto como modelo para o personagem, pensando em alterá-lo mais tarde. A alteração não foi feita e o Capitão Planeta ficou com o rosto do produtor da série!

Capitão Poluição

Se você assistiu ao desenho deve se lembrar do Capitão Poluição. Trata-se de uma versão maligna do herói, que pode ser invocada pela união dos poderes poluentes de cinco anéis malignos.

Os vilões e seus anéis:

Dr. Duke Nukem com o anel da Super Radiação.

Looten Plunder possui o anel do Desmatamento.

Matreiro com o anel da Fumaça.

Verminoso Escória e o anel dos Tóxicos

e Drª Blight e seu anel do Ódio.

Assim como o Capitão Planeta, sua contra-parte 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

©  Clímax Brasil, desde 2013 tirando as mudanças climáticas do armário.